Suécia recicla 99% dos resíduos, manda 1% para aterro

wikipedia.org

(30/08/2016)

A Suécia consegue reciclar 99% dos resíduos sendo que apenas 1% vão para aterro. A elevada taxa de reciclagem é conseguida através da transformação dos resíduos em energia. De acordo com o jornal Global Citizen, das 4,4 milhões de toneladas produzidas por ano, cerca de 2,2 milhões são convertidas em energia via um processo "waste to energy" (WTE).

O processo envolve a queima dos resíduos nas centrais de energia onde o vapor produzido é usado nas turbinas para a produção de electricidade. A eficiência do processo permitiu à Suécia começar a importar resíduos dos países vizinhos, trazendo 800 mil toneladas de resíduos para a produção de electrcidade nas suas 32 instalações espalhadas pelo país.

Em declarações ao Huffington Post  Anna-Carin Gripwell, directora de comunicação para a gestão de resíduos no país, defendeu a estratégia adoptada dizendo que “Quando resíduos ficam parados em aterros sanitários, há libertação de gás metano e outros gases de efeito estufa, o que obviamente não é bom para o ambiente”.

 

Palavras-chave: Resíduos, Queima, Suécia

Notícias relacionadas:

Polónia com oportunidades de negócio na área da reciclagem

Siga-nos no facebook

Concursos

Concursos

Ver todos

Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A. (2017-12-06)

Declaração de retificação de anúncio n.º 312/2017

Fornecimento de 3 Contentores Abertos e 5 Autocompactadores para Recolha Seletiva Multimaterial.
Eventos

Eventos

Ver todos