Universidade de Évora e ISQ lançam projeto para dinamizar economia circular no Alentejo

(05/01/2017)

O Grupo ISQ e a Universidade de Évora constituiram parceira para o projeto "Alentejo Circular". O objectivo do projeto é sensibilizar e mobilizar os agentes económicos da região do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular e dar conhecimento dos seus benefícios. O projeto, que decorre desde Novembro de 2016 até Novembro de 2018, está inserido no âmbito no Sistema de Apoio a Ações Coletivas de Qualificação do PT2020.

As duas entidades irão caracterizar as fileiras em termos de boas prácticas em termos de eficiência de recursos e reutilização de recursos e procederão à divulgação das melhores técnicas e tecnologias através de eventos de networking e sessões de esclarecimento direcionadas às empresas dos sectores envolvidos.

De acordo com um comunicado da ISQ, a apliciabilidade da economia circular tem vindo a aumentar no sector agro-alimentar, dado o elevado número de resíduos orgânicos produzidos e o facto de existir no sector alguma tradição no seu reaproveitamento. Logo o primeiro objectivo da parceria vai consistir num diagnóstico das barreiras à implementação da economia circular, sejam elas de cariz legal, económico, técnico ou social, assim como a promoção do tema da economia circular junto dos agentes económicos locais.

 

Palavras-chave: ISQ, Universidade de Évora, Economia circular,

Notícias relacionadas:

Aumenta o uso de telhas de plástico reciclado no Brasil

Siga-nos no facebook

Concursos

Concursos

Ver todos

Inframoura - Empresa de Infraestruturas de Vilamoura, E.M. (2017-11-23)

Anúncio de procedimento n.º 9642/2017

Aquisição de componentes para contentores semienterrados.
Eventos

Eventos

Ver todos