ONU lança campanha para combater plástico nos mares

(24/02/2017)

As Nações Unidas lançaram uma campanha esta quinta-feira denominada "Limpar os Mares", por ocasião da Cimeira Mundial dos Oceanos em Bali, Indonésia. De acordo com as Nações Unidas, são retiradas do mar todos os anos oito toneladas de resíduos plásticos. Nove países já aderiram à campanha, incluindo a Malásia que desde 2015 se comprometeu a reduzir para 70% o plástico que acaba nos oceanos e o Uruguai que promete aplicar uma taxa aos sacos de plástico.

Entre as medidas sugeridas na Cimeira para combater este problema  estão a sensibilização para a mudança de hábitos dos consumidores assim como a diminuição do plástico nas embalagens. Outra das medidas sugeridas é que até 2020 sejam banidas as maiores fontes de plástico no mar: os microplásticos nos cosméticos e as embalagens descartáveis.

A ONU afirma que 80% do lixo dos oceanos é plástico e que o custo de resolução dos problemas causados no ambiente por este tipo de resíduo será de oito mil milhões de dólares. Espera-se que com o aumento do consumo dos plásticos que em 2050 haverá mais plástico do que peixe nos oceanos.

 

Palavras-chave: Oceanos, Plástico, Lixo, ONU

Notícias relacionadas:

Indústria dos plásticos apoia relatório de Davos

Siga-nos no facebook

Fonte: TSF
Concursos

Concursos

Ver todos

Anúncio de procedimento n.º 9094/2018 (2018-10-31)

Anúncio de procedimento n.º 9094/2018

Aquisição de Serviços para Contentorização, Recolha, Tratamento e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos e Recicláveis - 2019.
Eventos

Eventos

Ver todos